Eu Sou

Arrependimento para a salvação
20 de janeiro de 2020
Espírito da Verdade
21 de janeiro de 2020

“Eu Sou a Videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” (João 15:1-2)

Jesus inicia este ensino fazendo uma afirmação que muitas vezes passa desapercebida pelo leitor se não estiver atento. Jesus inicia se identificando, dizendo “Eu Sou”, e Ele é tudo, é o início, o fim. Assim como Deus se identificou para Moisés dizendo “Eu Sou”, Jesus fez o mesmo, pois o Filho faz o que viu o Pai fazer. Jesus afirma que Ele é tudo, e também a Videira Verdadeira, e sabemos que videira é a planta que produz uvas, a parreira, o pé de uva, portanto, Jesus está dizendo que Ele é o pé de uva verdadeiro. E toda vara, ou seja, todos os galhos que não estiverem produzindo frutos, Deus Pai os tira, porque Deus é o Lavrador. Então Jesus está dizendo que quem cuida Dele é Deus Pai, quem cuida da igreja é o Pai, e Ele não permite pessoas infrutíferas. Todas as pessoas que falam que estão em Jesus, que o amam, que estão ligadas a Ele, se não tiverem o comportamento adequado, Deus as tira. Isso acontece e muitas vezes as pessoas nem percebem que estão longe do Senhor, que estão mortas, que só servirão para acender ainda mais a fogueira no inferno. As pessoas que estão no Senhor não só de boca, mas vivendo em conformidade com o seu Evangelho, que estão ligadas ao Tronco que é Jesus, elas recebem mais cuidado de Deus, para que possam produzir cada vez mais frutos. “Vós já estais limpos, pela Palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.” (João 15:3-4). As pessoas que meditam, que leem o ensinamento do Senhor, que o colocam em prática, que tudo fazem para viver o Evangelho Dele, e assim estarem ligadas, presas ao Tronco, essas já estão limpas. Devemos estar em Jesus porque Ele estará em nós, e nos alimentaremos da seiva diretamente do Tronco, e cada vez mais floresceremos e daremos mais frutos. Temos que compreender que um galho não pode dar frutos e nem mesmo ter vida se não estiver ligado, preso ao tronco, assim, se queremos ter vida, devemos estar ligados ao Tronco e darmos frutos, para que não sejamos cortados e jogados fora. Se não estivermos presos a Jesus, se não estivermos ligados a Ele, não produziremos nada. Assim tudo devemos fazer para que possamos produzir bons frutos, e desta maneira sabemos que receberemos os cuidados do Pai, e o nosso desejo é agradar o Pai.
“Eu Sou a Videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.”(João 15:5-6). Jesus é tudo, e se queremos ter vida, devemos estar Nele, porque Ele é a vida, nós somos escolhidos para sermos varas, ramos, ligados a Ele e produzirmos frutos. Mas se isto não estiver acontecendo, se nós não estivermos produzindo frutos, Deus pai virá e nos cortará, nos jogará fora para ser consumidos. Assim como galhos secos só servem para queimar, nós também só serviremos para alimentar ainda mais o fogo que nos consumirá. Mas se realmente estivermos presos a Jesus pela sua Palavra, se estivermos vivendo o seu Evangelho, então estaremos produzindo muitos frutos e receberemos cuidados do Pai. Assim como um lavrador cuida, apara, poda, para que os galhos se fortaleçam e produzam cada ano mais, isso acontecerá, e receberemos os cuidados do Senhor se estivermos em Jesus Cristo. Temos que saber que sem Jesus nós nada conseguiremos, não teremos vida, pois é impossível um galho que foi cortado do tronco continuar a ter vida; na verdade, vai secar, e as pessoas o usarão para queimar, para fazer fogo, assim também serviremos somente para sermos queimados. “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (João 15:7-8). Mas quando estivermos no Evangelho, quando estivermos em Jesus, vivendo, praticando a sua Palavra, quando os seus preceitos estiverem em nós e não nos permitirmos viver fora deles, então discerniremos o mundo espiritual e viveremos em espírito, e não na carne, assim teremos entendimentos e saberemos o que podemos orar pedindo ao Senhor e saberemos que o que pedirmos receberemos, pois estaremos pedindo de acordo com a sua Palavra. Temos que compreender o que o Senhor está falando, pois muitos pensam que podem pedir qualquer coisa que o Senhor vai atender, e não é isso que Ele está dizendo, o que Ele fala é que, se estivermos Nele, então saberemos o que pedir, e por sabermos o que pedir, receberemos. Se estamos ligados ao Tronco, nos alimentando da seiva Dele, então temos pleno conhecimento e sabemos como agir, como falar, como orar, e não ficamos fazendo orações tolas, não ficamos pedindo coisas com as quais Ele não tem compromisso. Se estivermos ligados a Ele, seremos conhecedores da sua natureza, afinal, nos alimentamos da seiva do Tronco, e, portanto, damos muitos frutos, consequentemente, somos testemunhas do seu Poder e Amor. “Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” (João 15:9-10).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço.
Pr. Henrique Lino

Se você está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.

%d blogueiros gostam disto: