Os dispersos

Louvai
12 de fevereiro de 2020
Mente de Cristo
13 de fevereiro de 2020

“Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia; eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do Sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” (1 Pedro 1:1-2)

O apóstolo Pedro inicia essa missiva identificando-se, dizendo quem é e para quem está escrevendo essa carta. Vemos que, como ele mesmo faz questão de dizer, está escrevendo aos eleitos dispersos por várias regiões, aos que, apesar de estarem dispersos em várias partes, estão procurando viver de acordo com a Palavra de Deus. O objetivo de Pedro é fortalecer a fé desses irmãos para que não esmoreçam e continuem firmes buscando viver o Evangelho de Jesus Cristo. Existe momento para falarmos, para evangelizarmos, para pregarmos e ensinarmos aos que não conhecem Cristo, mas existem momentos em que devemos dar atenção aos que já o conhecem, que estão passando por lutas, estão meio desanimados diante das tribulações e perseguições. Nesse momento devemos nos dirigir a eles para os fortalecer, para levar uma palavra de ânimo, levar uma palavra de encorajamento, para que não se entreguem e perseverem. Nem todo o tempo é o momento certo para estarmos pregando, evangelizando, há momentos em que devemos nos dedicar aos irmãos, aos que são mais fracos na fé, temos que cuidar um do outro, porque isto é o que é certo: o corpo de Cristo. Também não podemos jamais nos esquecer de cumprimentar os nossos irmãos em Cristo abençoando-os com a paz de Cristo. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós.”(1 Pedro 1:3-4). Pedro lembra que o nosso Pai, o nosso Deus maravilhoso, já nos gerou de novo para sermos uma bênção, para vivermos em santidade, para vivermos de acordo com a sua vontade, e assim podermos ter vida Nele. O Senhor nos gerou novamente, uma vez que estávamos mortos em nossos pecados, mas agora temos vida Nele, por isto não podemos desanimar, ou esmorecer, pois a herança proposta para nós é maravilhosa, é vida eterna, fomos gerados novamente para vivermos para sempre, se permanecermos firmes Nele.
“Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, e que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações.’(1 Pedro 1:5-6). Afinal, pela fé sabemos qual é o nosso prêmio que está guardado se perseverarmos no Senhor, apesar de que também temos conhecimento de que aqui enfrentamos lutas e várias tentações, mas é necessário nos fortalecer para que possamos alcançar a vitória, caso contrário, teremos lutado em vão. Temos que saber que não existe promessa de facilidades aqui, muito ao contrário, porque, como sempre lembro, estamos em território inimigo, por isto é natural sermos atacados. Também não podemos esquecer que a nossa carne, os nossos desejos e emoções têm que ser combatidos constantemente, porque a carne se inclina para as coisas do mundo. Assim, a única maneira de vencermos é procurar viver no espírito, isto é, andar sempre de acordo com a Palavra de Deus, e não ficarmos lamentando as lutas, mas sempre glorificando o Senhor por tudo o que nos acontece. Muitos que se dizem cristãos estão no engano, pois esperam que, ao irem para o Senhor, as lutas parem, mas eles não entendem que, na verdade, as lutas começam, porque, quando vamos para o Senhor estamos decretando guerra ao mundo. Por isto sempre devemos fortalecer os irmãos para que perseverem, mesmo em meio a lutas e perseguições, porque somente assim sabemos que estamos no caminho certo, estamos fazendo o que é direito. Afinal, estamos em uma luta, uma caminhada em direção ao nosso prêmio. “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.”(1 Pedro 1:7-9). Se tivermos fé no Senhor, se crermos em sua Palavra, então perseveramos, insistimos e não desistimos, independentemente de qualquer coisa, porque sabemos o que nos está proposto. Quando temos essa fé, essa certeza, então devemos procurar fortalecer a fé dos irmãos que, por estarem em meio a lutas e perseguições, pensam em desanimar. Devemos saber que o que nos aguarda, se perseverarmos, é algo maravilhoso que nem mesmo conseguimos imaginar de tão maravilhoso, por isto insistimos que perseverem em buscar o Senhor, em viver o Evangelho de Jesus Cristo, em andar em espírito. “Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da Graça que vos foi dada, indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a Glória que se lhes havia de seguir.”(1 Pedro 1:10-11).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino

Se você está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.

%d blogueiros gostam disto: