Firme fundamento

Bem-aventurados
16 de março de 2020
Os convocados
17 de março de 2020

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.” (Hebreus 11:1)

Muitos falam sobre fé, outros tantos afirmam ter fé, mas, quando analisamos, descobrimos que as pessoas sentem é desejo de conseguir, de obter algo, mas não é fé. Temos que compreender que existem diferentes tipos de fé, uma é a natural, e a outra é a sobrenatural. A fé natural as pessoas nem percebem que a têm, porque agem no impulso e não analisam que o fazem pela fé natural. Exemplo é quando uma pessoa vai dormir e tem fé de que vai acordar no dia seguinte, ou, quando trabalha, ela tem fé de que vai receber no final do mês, ou, quando entra em uma condução, ela acredita que aquela condução a levará até o trabalho ou a outro lugar onde queira ir. As pessoas praticam a fé natural de maneira inadvertida e não percebem, mesmo porque sem ela as pessoas não têm vida. Mas temos de falar sobre a fé sobrenatural, aquela em que a pessoa crê na Palavra de Deus e tudo faz sabendo o que vai acontecer. É estar enfermo, doente e pela fé saber que ficará curado, e na verdade já se vê curado, mesmo, além dos médicos, todos afirmarem que a enfermidade é incurável. A fé sobrenatural é a pessoa ver o que para todos é impossível acontecer, mas ela ter total convicção de que assim será; é viver em conformidade com o Evangelho de Jesus Cristo sabendo que aquilo que Ele diz é a verdade e irá acontecer, independentemente de qualquer situação atual, ou do que as pessoas digam. Fé é crer no impossível tendo a certeza de que temos o Deus que faz o impossível acontecer, que a Palavra se cumpre mesmo que todos digam o contrário. “Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela Palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” (Hebreus 11:2-3). Pela fé vemos os antigos, as pessoas, os exemplos da vida alcançarem ou verem a vitória. Pela fé vivemos e praticamos a Palavra de Deus, pois cremos que alcançaremos a salvação em Cristo e desfrutaremos de descanso e vida Nele. Pela fé sabemos que, se formos obedientes ao Evangelho, não receberemos a condenação eterna; pela fé sabemos que Jesus veio ao mundo, se revestiu de carne e ocupou o nosso lugar, sofrendo e morrendo em nosso lugar para que pudéssemos receber o perdão. Pela fé oramos com a certeza de que Deus está não somente ouvindo, mas também recebendo as nossas orações, que está nos ouvindo e que atenderá no momento certo ao que pedimos, por estar de acordo com a sua Palavra.
“Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.” (Hebreus 11:4). Foi pela fé em Deus que Abel lhe fez uma oferta legítima, ofereceu o que tinha de melhor e não qualquer coisa, como o seu irmão. Pela fé ele sabia que Deus quer o nosso melhor, e por isso ele não titubeou, mas assim agiu e foi abençoado pelo Senhor, uma vez que ele fez o que era certo. Assim, por ter agido pela fé, mesmo depois de tanto tempo, é uma referência citada, lembrada como um homem que foi justo, e olha que, quando ele viveu, não havia lei que determinasse como ele deveria agir, proceder, ele agiu somente por fé, e não por obrigação de estar cumprindo uma lei que inexistia. “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” (Hebreus 11:5). Enoque viveu pela fé na Palavra de Deus. Mesmo sem ninguém assim o determinar ou lhe ensinar, esse homem decidiu viver de maneira justa, ao contrário de todos os outros, e assim recebeu um dos maiores prêmios, pois não passou pela morte, uma vez que foi arrebatado em vida, subindo aos Céus sem passar pela morte. Somente ele e o profeta Elias tiveram esse privilégio, mas Enoque viveu em uma época diferente, na qual o pecado abundava, e as pessoas não tinham limites, não havia ainda a lei para mostrar o que era pecado e o que não era, o que era errado e o que era certo, mas pela fé ele soube como viver de maneira digna e justa, e por isso alcançou o grande prêmio. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6). Sem fé não conseguimos nada com o Senhor, e se não conseguimos nada com o Senhor, então não conseguimos nada de bom, porque Ele é quem abençoa, Ele é quem nos dá e nos conduz à vitória. Se não tivermos fé Nele – porque em Deus temos que viver pela fé, porque ninguém viu Deus a não ser em sua Palavra –, por mais espiritual que sejamos, não veremos Deus aqui, a não ser em sua Palavra, e só o veremos como Ele é se alcançarmos a salvação. Por isto temos que viver pela fé, praticando a sua Palavra, para que possamos alcançar a vitória, tudo é a fé Nele, saber que Deus é bom e que abençoa todos os que creem Nele, que vivem pela fé Nele, que pela fé praticam a sua Palavra. Por isto esforcemo-nos sabendo que temos que praticar a fé, sem a qual seremos derrotados e padeceremos por toda a eternidade. “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.”(Hebreus 11:7).
Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço,
Pr. Henrique Lino

Se você está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.

%d blogueiros gostam disto: